Começa nesta segunda, dia 02/03/2015 o prazo para entrega do imposto de renda 2014/2015. Este ano a Receita Federal espera receber pelo menos 27,5 milhões de declarações. Eu fiz um resumo abaixo das principais mudanças em relação ao ano passado para passar para vocês:
1 – Dependentes com mais de 16 obrigatoriamente terão que ter os CPF’s informados.
2 – Declaração Online – Inclusive para contribuintes optantes pelo carnê leão que tenham rendimentos recebidos de pessoa física.
3 – Rascunho da declaração – este ano os contribuintes tiveram a oportunidade de usar o programa de rascunho da declaração e importar no programa do IR 2015.
4 – Declaração pré-preenchida – opção criada em 2014, este ano se torna ainda mais importante, pois a falta da declaração de alguma fonte pagadora, fatalmente levará a pessoa física para a lista de malha fina.
Importante os contribuintes estarem com todos os documentos em mãos para que não haja erros no preenchimento. Se ocorrer erros e o contribuinte não perceber, ele irá para a malha fina, afim de prestar esclarecimentos adicionais que podem se transformar em autuações fiscais.
Eu fiz uma breve apostila das principais transações a serem declaradas. Para ter acesso clique aqui.
Caso esteja com dificuldade para baixar o programa do IR 2015 no site da Receita Federal clique aqui para efetuar o download.