As altas taxas de inadimplência que temos atualmente no mercado, indicam a necessidade das empresas terem cautela na concessão de crédito. Novos instrumentos de controle devem ser considerados para evitar que essa situação afete ainda mais o caixa das empresas.
Com o objetivo de ajudar você leitor a não piorar a situação de liquidez da sua empresa, segue abaixo algumas dicas a serem implantadas para melhorar a gestão do crédito e cobrança.
1 – Realizar sempre uma consulta em orgão de proteção ao crédito
2 – Verificar o volume de transações ou consultas do cliente, que pode sugerir que ele está em busca de novos relacionamentos comerciais, e pode indicar que ele está com crédito tomado nos fornecedores tradicionais.
3 – Estabelecer limite de crédito mesmo para os clientes mais antigos, considerando sua capacidade de pagamento.
4 – Renovar o crédito dos clientes periodicamente (de 3 a 4 vezes por ano pelo menos), de acordo com a característica do seu negócio, afim de não conceder um crédito vitalício ao cliente.
5 – Solicitar cópia do contrato social do cliente para ver ser quem assina pela empresa. Se for do estado de São Paulo e a empresa estiver registrada na Junta Comercial essa consulta é pública e pode ser feita no link https://www.jucesponline.sp.gov.br
6 – Empresas novas com alto volume de transação é um indicador de possível problema de crédito. Verificar se não se trata de um grupo empresarial consolidado.
7 – Sócio da empresa com vários CNPJ abertos, pode ser indicação de fraude ou de tentativa de golpe.
8 – Empresas com pouca informação comercial disponível pode ser um indicador de algum problema cadastral. Algumas empresas pedem o bloqueio na justiça de suas pendências, principalmente quando entram em recuperação judicial.
9 – Estabeleça um prazo máximo para protesto ou para envio do título do cliente para empresas de proteção ao crédito afim de pressionar o devedor a pagar o débito.
10 – Utilize as informações comerciais com cautela e desconfie quando seu cliente colocar como referências comerciais sempre empresas grandes. Essas empresas dificilmente passam informações comerciais e sabendo disso o golpista se aproveita da boa fé do vendedor que ao ver o nome de uma grande empresa como referência imagina ser verdade e acaba liberando crédito sem nenhum critério.
Espero que essas dicas possam melhorar sua gestão de crédito e evitar que dentro de um cenário tão negativo que estamos vivendo, você tenha uma piora nos índices de inadimplência. Seja bem racional na concessão de crédito e evite utilizar a necessidade de vendas como argumento para cegar uma boa análise de crédito antes de fechar uma nova venda. Fatores como a perda de rentabilidade e lucro, se somam a alta inadimplência como motivos para a insolvência de uma empresa e sua consequente dificuldade e até falência. Sempre repito que tão importante quanto vender, é receber o que foi vendido. Venda boa é a aquela que o cliente te paga e volta a adquirir seus produtos e serviços.
Aproveite as dicas e sucesso.
Um abraço
Reginaldo Oliveira